sexta-feira, 25 de março de 2011

Bahía de Botafogo en blanco y negro.






                                                                         Fotos Milton Ostetto 

quinta-feira, 17 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Branco e Preto

© Enseada de Botafogo- Rio de Janeiro
© Enseada de Botafogo- Rio de Janeiro

© Praça XV- Rio de Janeiro

© Igreja Nossa Senhora do Rosário
 Rio de Janeiro

© Praça XV- Rio de Janeiro




segunda-feira, 14 de março de 2011

A velha guarda Azul e Branco.

Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro
Lapa - Rio de Janeiro

Grupo que congrega os mais experientes nomes da famosa escola de samba do bairro carioca de Oswaldo Cruz, a Velha Guarda da Portela surgiu de uma iniciativa de Paulinho da Viola, notório portelense e um dos bambas mais proeminentes no âmbito nacional. Composta por sambistas de projeção nas rodas de samba do Rio – como Monarco, Casquinha, Jair do Cavaquinho e Argemiro do Patrocínio

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pão de açucar - Sugar loaf.

© Enseada de Botafogo

Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
© Enseada de Botafogo

O penedo teve ao correr do tempo, cronologicamente, os seguintes nomes“Pau-nh-açuquã” da língua Tupi, dado pelos Tamoios, os primitivos habitantes da Baía de Guanabara, significando “morro alto, isolado e pontudo”; “Pot de beurre” dado pelos franceses invasores da primeira leva; “Pão de Sucar” dado pelos primeiros colonizadores portugueses; “Pot de Sucre” dado pelos franceses invasoresda segunda leva . Ortograficamente, segundo a anterior ortografia da Língua Portuguesa, “Pão de Assucar”, era com ss.
© Enseada de Botafogo
© Enseada de Botafogo

O nome Pão de Açúcar generalizou-se, a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Debret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Retratos de um bloco chamado ONODI.


O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma.
O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos"
As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades