quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma aldeia que se chamava Tekoa Guassú-Há-Há-Kupé.






Na Ilha de Santa Catarina, tinha uma aldeia que se chamava Tekoa Guassú-Há-Há-Kupé. Essa aldeia era muito respeitada, porque só moravam caciques, curandeiros, conselheiros, líderes de instrumentos musicais, e até os líderes de caçadores. Desta maneira nas outras aldeias tinham somente os segundos líderes.
Tinham as aldeias chamadas de Itakuruii, Pira’júmboaié e Mossamby, que ficava numa ilhazinha onde localizava-se o cemitério dos índios. Esses índios eram das tribos Chiripás e Phaím. Essas duas tribos eram de peles claras, por esse motivo passaram a ser chamadas de Guarani-Karijós pela sociedade branca
Mais ou menos por volta de 1.767 índios e 3.600 mulheres e crianças habitavam a Ilha de Santa Catarina. Nesta época ainda não tinham muito contato com homens brancos. Ao passar do tempo a infiltração do homem branco foi tanta que surgiram doenças como tuberculose, bronquite e outras. Essas doenças foram que acabaram com maior parte dos índios Guarani-Karijós.
"Autor do texto  Milton Moreira Wherá Mirim"
Cacique da aldeia dos índios guarani Mbyá de São Miguel, Biguaçu, Santa Catarina (Brasil)
Leia mais em 
http://www.staff.uni-mainz.de/lustig/guarani/floripa/#a História

7 comentários:

  1. Bella testimonianza di una bella popolazione. Belle foto! Ciao Cri

    ResponderExcluir
  2. Belos recortes do real retrato dos índios na nossa capital.

    ResponderExcluir
  3. Olá Milton, vim conhecer seu blog, pois adoro fotografar também. Parabéns! As fotos e o texto acima foram impressionantes para mim! Tenha um ótimo e inspirador final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela
    muito obrigado
    que otimo que vc tenha nos visitado
    vou seguir vc tambem
    abraçao
    Milton

    ResponderExcluir
  5. E do jeito que a coisa vai, a aldeia deles vai ser em torno da praça Quinze... é lastimável o que estão fazendo com uma nação indígena. Lindas fotos, lindo foco.

    Abs

    ResponderExcluir