sexta-feira, 11 de março de 2011

Pão de açucar - Sugar loaf.

© Enseada de Botafogo

Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
© Enseada de Botafogo

O penedo teve ao correr do tempo, cronologicamente, os seguintes nomes“Pau-nh-açuquã” da língua Tupi, dado pelos Tamoios, os primitivos habitantes da Baía de Guanabara, significando “morro alto, isolado e pontudo”; “Pot de beurre” dado pelos franceses invasores da primeira leva; “Pão de Sucar” dado pelos primeiros colonizadores portugueses; “Pot de Sucre” dado pelos franceses invasoresda segunda leva . Ortograficamente, segundo a anterior ortografia da Língua Portuguesa, “Pão de Assucar”, era com ss.
© Enseada de Botafogo
© Enseada de Botafogo

O nome Pão de Açúcar generalizou-se, a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Debret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar.

9 comentários:

  1. fantastische Fotos mit diesem feuerroten Himmel...
    LG: Karin

    ResponderExcluir
  2. Meu novo amigo; obrigada pela visita, volte sim! Adorei seu blog e as fotos são maravilhosas! Não sei como eles escolheram os nomes, mas o fato é que são maravilhosos!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  3. O fotógrafo perfeito no lugar certo, num momento fantástico! Parabéns. Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  4. MARAVILLOSOS COLORES Y FOTOGRAFIAS , FELICIDADES!!

    ResponderExcluir
  5. Que imagens lindas e emocionantes! O Pao de Açúcar é maravilhoso! Parabéns pelas fotos. Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. A primeira foto é digna de tirar o chapéu. Grande composição e jogo de luzes

    ResponderExcluir
  7. Que fantásticas imagens!
    ... e que olhares bem diferentes daqueles mais conhecidos!

    ResponderExcluir
  8. Fantástico pôr-do-sol gosto especialmente da penúltima com aquela mistura de azul e laranja e o monte a contra-luz.

    ResponderExcluir
  9. Hope English is OK. My Portuguese would not be pretty.

    These photos are stunning!! I literally gasped when I saw them.

    ResponderExcluir